Pintura e Fotografia

A Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX. Foi a partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens, graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que tinha. Até então a gravura era a única forma de reprodução de imagens. A Pintura é também a arte de pintar uma superfície, como por exemplo papel, tela, ou uma parede.

Com o surgimento da fotografia, a função principal da pintura é enfrentar uma competição difícil. No século XX a pintura de cavalete se mantém através da divulgação em  galerias de arte. Mas a técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers, especialmente na publicidade. Podemos dizer que Vermeer e Rembrandt são considerados os maiores pintores holandeses dos  século XVII.

538px-Jan_Vermeer_van_Delft_002Obra de Vermeer, Nome: A alcoviteira

513px-WLA_metmuseum_Rembrandt_Self-portrait_1660Auto retrato de Rembrandt.

O suporte mais comum é a tela, embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).

Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica.

As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e atêmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

Autor Escolhido:

Vermeer, foi um grande pintor holandês, viveu toda sua vida na cidade natal.

419px-Johannes_Vermeer_(1632-1675)_-_The_Girl_With_The_Pearl_Earring_(1665)

A Moça com Brinco de Perola,  está assinada como “IVMeer”, mas não está datada, a “cabeça” não era para ser um retratada. Após a restauração da pintura em 1994, o esquema de cores subtis e a intimidade da menina olhando para o espectador foi muito aumentado não se sabe também quem foi a modelo da foto.

Deixe um comentário

Menu

Posts recentes